terça-feira, 12 de março de 2013

Moda


A  Europeana, biblioteca digital que reúne conteúdos do património histórico e cultural da Europa, tem em curso o projeto Europeana Fashion que está a contar a história da moda europeia através da agregação de conteúdos digitais provenientes de mais de vinte museus e outras instituições. Até 2015 deverão estar reunidos mais de 700 000 itens digitais relacionados com vestuário, acessórias, desenhos, fotografias, cartazes…

No blogue do projeto podemos ir apreciando essas peças e no corrente mês de março o tema em destaque são os sapatos. Ah pois… sapatos! Sem dúvida um  tema com sucesso de visitas garantido. Gostei de ficar a conhecer alguns desses sapatos. Entre muitos, estão estas sandálias do museu Salvatore Ferragamo que têm o nome “rainbow” e que foram desenhadas em 1938 para a Judy Garland.

8 comentários:

  1. Ora aí estão umas sandalinhas que nunca usaria... Não pelo colorido, que esse até acho engraçado, mas porque uma da qualidades primordiais de uns sapatos ou sandálias deve ser o conforto. E neste não estou a ver nenhum, a começar pelo peso... :)))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Sapatos! Nunca consegui perceber a razão de as mulheres ficarem tão fascinadas com sapatos, tornando-se autênticas coleccionadoras.
    Quanto ao prohjecto, vou seguir atentamente. Há uns anos fiz um grande dossier sobre a evolução da moda para uma revista( em parte o trabalho está no CR- Rochedo das Memórias) e deu-me muito prazer.

    ResponderEliminar
  3. Curioso ver a evolução das tendências.
    E observar que, tal como a Terra, a moda é circular.
    Agora estamos a assistir a um regresso aos 70s
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Fiquei-me pelas sandálias que achei lindas mas que eu não calçaria...poderia correr o risco de cair delas abaixo! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Não faz muito o meu género....agora que me dava jeito para ficar mais altinha...até dava.

    ResponderEliminar
  6. Também não usaria estas sandálias... mas gostei de conhecer a sua história :)

    ResponderEliminar
  7. Oh Luisa que excelente partilha :)
    Vai ser-me muito util ... já vou lá cuscar :)
    Estas sandálias do Salvatore Ferragamo são um icone do seu trabalho nos anos 30 :)
    Beijinhos e obrigada ...

    ResponderEliminar