sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Maria Júlia

No último dia do mês de setembro encontraram a Maria Júlia sentada na cadeira velha que tinha debaixo do alpendre, com a cabeça pendida sobre o ombro direito. Foi a vizinha Ausenda que deu com ela assim, naqueles termos. Fora lá pedir meia dúzia de limões, que os seus ainda estavam verdes na árvore e pouco sumo deitavam.
Maria Júlia não atendeu ao seu brado e assim, Ausenda foi entrando portão adentro. Contornou a modesta casa caiada de branco e seguiu para as traseiras onde por fim a avistou. Chegando perto percebeu que a Maria Júlia já não estava ali. Saiu em alvoroço… Ai acudam aqui!

Maria Júlia não tinha filhos e depois da morte do marido, havia pouco mais de dois anos, vivia só. Esses dois anos até os passara em acalmia depois de uma vida inteira sujeita aos impropérios que o seu homem lhe lançava a cada bebedeira. O Inácio nunca lhe batera mas arremessava-lhe dia e noite com palavras ruins. Maria Júlia encolhia-se e, em cada dia que passava, abrigava-se das mortificações do álcool com a ajuda do sol que brilhava lá fora, das flores alegres da buganvília que lhe trepava às paredes da casa e do cacarejar animado das galinhas no quintal. Nunca se lhe ouviu um queixume. Sorria às vizinhas e só o seu olhar denunciava por vezes um triste alheamento apenas percetível aos mais atentos.

Aos gritos de Ausenda acorreram os demais moradores do monte e passado algum tempo chegou a ambulância. Levaram a Maria Júlia para os procedimentos legais enquanto as vizinhas lamentavam o sucedido. Uma mulher assim… ainda tão nova.

No dia do funeral vieram as primas direitas, de Lisboa, que outros parentes vivos a Maria Júlia não tinha. Por entre as orações e a encomenda da sua alma à luz eterna, corriam em sussurro as conversas sobre as causas da morte. Ninguém sabia ao certo, mas constava que a autópsia da Maria Júlia tinha espantosamente revelado que no seu coração estavam cravadas muitas palavras. Uma lista interminável de palavras ruins.

8 comentários:

  1. Que pena a Maria Júlia não ser surda, talvez se o fosse, o seu sorriso teria sido ainda mais bonito...
    Gosto dos teus textos, Luísa!

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta história! :)

    Beijocas e bom passeio de domingo!

    ResponderEliminar
  3. Luísa,
    Um texto com grandeza e pleno de dignidade. Parabéns!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  4. Expressas-te muito bem, luísa. Com palavras e com imagens.
    Gostei. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  5. Arrepiei-me minha amiga ao ler este seu texto.
    As palavras matam muito mais que as acções, só que demoram mais tempo a ter efeito.
    beijinhos comovidos

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito desta história, apesar de ser triste.

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente as autópsias nem sempre revelam as verdadeiras causas.

    ResponderEliminar
  8. Ah pois... Porque há palavras que matam!

    ResponderEliminar